segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Olga Benário Prestes

Por sugestão de uma amiga, descobri o filme OLGA, sobre a vida de Olga Benário Prestes, comunista e esposa de Luís carlos Prestes, entregue a Hitler pelo fascista brasileiro Getúlio Vargas. A heroína comunista foi assassinada num campo de concentração, depois de lhe retirarem a filha pequenina.
Deixo abaixo cópia da carta, na versão brasileira, que deixou ao marido e à filha, escrita na véspera de sua execução .
__________________________________________________________________
“Queridos:
Amanhã vou precisar de toda a minha força e de toda a minha vontade. Por isso, não posso pensar nas coisas que me torturam o coração, que são mais caras que a minha própria vida. E por isso me despeço de vocês agora. É totalmente impossível para mim imaginar, filha querida, que não voltarei a ver-te, que nunca mais voltarei a estreitar-te em meus braços ansiosos.
Quisera poder pentear-te, fazer-te as tranças - ah, não, elas foram cortadas. Mas te fica melhor o cabelo solto, um pouco desalinhado. Antes de tudo, vou fazer-te forte. Deves andar de sandálias ou descalça, correr ao ar livre comigo. Sua avó, em princípio, não estará muito de acordo com isso, mas logo nos entenderemos muito bem. Deves respeitá-la e querê-la por toda a tua vida, como o teu pai e eu fazemos.
Todas as manhãs faremos ginástica... Vês? Já volto a sonhar, como tantas noites, e esqueço que esta é a minha despedida. E agora, quando penso nisto de novo, a idéia de que nunca mais poderei estreitar teu corpinho cálido é para mim como a morte.
Carlos, querido, amado meu: terei que renunciar para sempre a tudo de bom que me deste? Conformar-me-ia, mesmo se não pudesse ter-te muito próximo, que teus olhos mais uma vez me olhassem. E queria ver teu sorriso. Quero-os a ambos, tanto, tanto. E estou tão agradecida à vida, por ela haver me dado a ambos. Mas o que eu gostaria era de poder viver um dia feliz, os três juntos, como milhares de vezes imaginei. Será possível que nunca verei o quanto orgulhoso e feliz te sentes por nossa filha?
Querida Anita, Meu querido marido, meu garoto: choro debaixo das mantas para que ninguém me ouça pois parece que hoje as forças não conseguem alcançar-me para suportar algo tão terrível. É precisamente por isso que me esforço para despedir-me de vocês agora, para não ter que fazê-lo nas últimas e difíceis horas. Depois desta noite, quero viver para este futuro tão breve que me resta.
De ti aprendi, querido, o quanto significa a força de vontade, especialmente se emana de fontes como as nossas. Lutei pelo justo, pelo bom e pelo melhor do mundo. Prometo-te agora, ao despedir-me, que até o último instante não terão porque se envergonhar de mim. Quero que me entendam bem: preparar-me para a morte não significa que me renda, mas sim saber fazer-lhe frente quando ela chegue. Mas, no entanto, podem ainda acontecer tantas coisas... Até o último momento manter-me-ei firme e com vontade de viver. Agora vou dormir para ser mais forte amanhã. Beijos pela última vez.Olga”

2 comentários:

Carla D'elvas disse...

“Eu gostaria que soubessem que cumpri duas tarefas: uma do Partido e outra do meu coração”. (Olga Benario, 1928).


Beijo meu :)

Anónimo disse...

É inegável a grande mulher que Olga Benario Prestes foi. Com a luta comunista ela foi até o fim, desejando um mundo melhor. Ainda detenho lágrimas que almeijam cair de meus olhos ao ler cada página da sua vida, contada com coragem, assim como essa grande mulher foi, grande. Creio que ela é a heroina de meus pensamentos, um exemplo de fidelidade para com a vida. Sempre a admirarei muito, mesmo nos tempos de hoje, aonde tudo é uma questão de ganância. Olga Benario Prestes, uma grande mulher. Se possível, ainda estudarei muito de sua fascinante trajetória na Terra e tenho certeza que a admirarei muito mais. Coragem, destemida, verdadeira. Alguém com vários nomes, em um mesmo objetivo de alcance. Seja sempre o exemplo de muitos.

Saudações, impecáveis de admiração.
Mari, 17 anos.
10/12/2012